Empresária portuguesa, escritora e mentora. Formada em Gestão Empresarial e Administração de empresas; com certificações Internacionais em coaching, programação e ciência neurolinguística da gestão emocional, certificação em investigação privada (AIP – Academia Inteligência Privada) e experiência de vida.
Vencedora do prêmio de Empreendedora e Líder Feminina em Portugal, em 2017. A sua arte é ver além do que os olhos vêem. É saber escutar além da própria história e se valer dela para aprender e ensinar outros empresários que batalham dia a dia nas trincheiras dos desafios REAIS!
Acabou de lançar seu primeiro livro, compartilhando ensinamentos valiosos que teve durante a falência na pandemia, seus medos e como foi capaz de gerir as próprias emoções para dar a volta por cima e não se deixar abater.
Afinal, ninguém deseja ou gosta de se endividar, mas, infelizmente, às vezes é algo que acontece. Lidar com isso não é algo fácil, mas é preciso ter (ou buscar) controle psicológico para superar as adversidades e conseguir quitar o que é devido à alguém. Foi o que aconteceu com Carina da Costa que em 2020, se viu falida e diante de uma fase turbulenta de sua vida, mas foi justamente após esse período que ela virou a chave e conseguiu mudar o jogo.
“Decidi que iria ensinar as pessoas a se livrarem das dívidas quando eu mesma me vi nessa situação. Naquela época, perdi mais do que dinheiro ou bens. Perdi minha dignidade, minha palavra, meu nome e tudo que eu conseguia fazer por quem eu mais amo. Aquele sentimento me fez querer ajudar as outras pessoas que também estavam passando ou que viessem a passar por isso”, explica.
E, de fato, ela encontrou quem precisasse de ajuda! Durante o caminho, Carina diz que as maiores dificuldades de quem está endividado vai além de notas ou cifras: “Quando a gente passa por isso, precisa aprender a gerir nossas emoções porque sentimos vergonha, medo, culpa, julgamento e fracasso, mas absolutamente ninguém merece sentir nada assim”, reflete e acrescenta: “Acho que deveria existir conscientização sobre a educação financeira desde cedo. Isso evitaria tantas coisa. Gastar dinheiro, muitas vezes, é compensação. As pessoas gastam porque estão deprimidas ou porque estão felizes. Dinheiro está muito ligado à emoção”, analisa.
Atualmente, é Coach e Mentora High Performance de empresários que buscam o máximo potencial em seus negócios, mas também quando olham para suas famílias e para dentro de si.
“Não importa qual desafio se levante, há sempre uma forma de superar, aprender e recomeçar ainda melhor!” Carina Costa afirma, e é prova viva disso..
© SITE FEITO POR BLACK COMUNICAÇÃO